quinta-feira, 15 de outubro de 2009

DICAS!

DICAS IMPORTANTES DE FUNCIONAMENTO DA WALK MACHINE

INTRODUÇÃO

Você que viveu com motores de grande potência nos automóveis e possantes motos, precisará entender os pequenos macetes para conviver com 1 HP bem aplicado, colhendo todas as vantagens da economia e descobrindo como é prático e útil o pequeno motor JD-37 da Walk Machine.

AMACIAMENTO

Num pequeno Motor, onde não existe "folga de potência" o amaciamento é relevante. As primeiras 20 horas estará "pesado", com aceleração branda e marcha lenta um pouco irregular. Isto, aliado à falta de prática, fará com que sejam necessárias várias tentativas para conduzir a Walk Machine com destreza. O motor morrerá mais vezes por falta de amaciamento e por falta de prática sua. Tenha paciência, logo as co

isas melhoram. Nas primeiras 20 horas, não fique andando continuamente em altas velocidades para não superaquecer o motor ainda muito justo. Acelere e desacelere freqüentemente.

MOTOR FRIO

O motor, quando está frio, vai falhar um pouco até aquecer. Com o motor frio e falhando, você anda com mais dificuldade, pois, como afirmado acima, não existe "folga de potência" como nos veículos maiores. Uma forma de aquecer o motor é levantar a roda traseira. Para isso, apóie a Walk Machine no pé de descanso e empurre o guidão para frente. Isso fará com que a roda traseira saia do chão. Acelere e deixe a roda virar livre por alguns segundos com o motor afogado e, depois, desafogado.

VELA ENCHARCADA

Quando o motor da Walk Machine não pega após 3 ou 4 tentativas, é muito provável que a vela esteja encharcada com óleo 2 tempos. O óleo é um isolante elétrico e, se o mesmo encharcar a vela, será difícil dar a partida. O motor não pegará. A solução e deixar um pouco em repouso e tentar novamente ou limpar as velas enxugando os eletrodos. Quando você transporta sua Walk Machine num porta malas esquecendo-se de fechar a torneira do filtro e quando andar até secar a gasolina do carburador, você poderá encha

rcar a vela para ligar o Walk Machine mais facilmente. A vela encharcada com o motor funcionando, tira a potência do motor e piora a marcha lenta. As vezes isto ocorre por excesso de óleo na gasolina.

COMO LIGAR

Você irá se atrapalhar para ligar a Walk Machine se não usar a mão correta no comando correto e se você não ficar no lado certo da máquina para dar a partida:

Ligar a Walk Machine



  1. Mão direita no acelerador
  2. Mão esquerda na corda de partida
  3. Fique com os dois pés do lado direito da máquina
  4. Nas partidas a frio, afogue o carburador, levante a roda traseira empurrando com o mão direita o guidão para frente. Ao pegar, acelere, desafogue gradualmente e deixe a roda traseira girando no ar alguns segundos para aquecer o motor e, eventualmente, desencharcar a vela

ÓLEO 2T DECANTADO

Quando o motor fica muitos dias em repouso, ou quando o óleo 2T é de má qualidade, o óleo separa-se da gasolina e decanta-se no fundo do tanque. Neste caso, a partida e o funcionamento do motor ficam críticos. Use o óleo de boa qualidade. Recomenda-se o Shell 2T. Agite a máquina antes de ligar. Se a vela estiver encharcada limpe-a.

RECOMENDAÇÕES DO USO DO MOTOR JD 37

Como já se deve saber, o motor JD 37 que equipa sua Walk Machine é de dois tempos (2T), isto é, não precisa de cárter de óleo. A lubrificação interna do motor é feita por óleo dois tempos, que deve ser misturado a gasolina. É de grande importância que a proporção da mistura seja correta, para que proporcione boa lubrificação e, conseqüentemente, menor desgaste e maior durabilidade de seus componentes. No período de amaciamento do motor - 30 primeiras horas use a proporção de 25 partes de gasolina e uma parte de óleo dois tempos. Nesse período trabalhe de preferência em baixas rotações sem forçar o motor. Depois disso poderá ser usada a proporção de 30:1 ou seja 30 litros de gasolina para l litro de óleo 2T. Para misturar o combustível e o óleo 2T, coloque primeiramente a quantidade de óleo 2T, necessária, em seguida, encha o recipiente até a metade com gasolina, agite , bem, complete com gasolina e torne a agitar. Lembre-se que um combustível bem misturado faz com que o motor funcione melhor. Mantenha o recipiente sempre em lugar fresco, e nunca exposto ao sol, pois isso poderá acarretar perda na qualidade do combustível. Prepare sempre quantidades de combustível necessárias apenas para um dia de serviço, agitando o recipiente, sempre que for reabastecer a máquina. A gasolina misturada com óleo 2T, armazenada, muito tempo entra em oxidação e perde octanagem, causando dificuldade na partida e perda de potência de seu motor.

A mistura deve ser feita a cada abastecimento ou no máximo para 1 dia de serviço.

FUNCIONAMENTO DOS MOTORES

Partida do motor

Quando o motor estiver frio, acione o afogador, gire o acelerador na posição de partida, puxe o cordão de partida levemente, até encontrar resistência e, em seguida puxe firme.

ATENÇÃO

NUNCA SE ESQUEÇA DE QUE A RODA TRASEIRA NÃO DEVE ESTAR ENCOSTADA NO CHÃO.

O cordão nunca deve ser puxado até o fim, pois irá forçar os componentes do sistema de partida, há uma marca no cordão pintada em vermelho que nunca deve ser ultrapassada. Repita a operação diversas vezes.

Quando o motor começa a querer funcionar desafogue-o e, dê novamente a partida . Quando o motor estiver Quente, não há necessidade de acionar o afogador.

Trave apenas o acelerador na posição de partida e puxe o cordão conforme instruções anteriores. Caso, , após diversas puxadas o motor não funcione, retire a vela de ignição e se estiver molhada (motor afogado) deve-se seca-la e então puxar várias vezes a corda de partida, para eliminar o excesso de gasolina. Coloque a vela e repita a operação.

CUIDADOS COM MOTOR NOVO

Na Walk Machine, como em todo motor novo, o período de amaciamento é muito importante, pois disso vai depender sua maior ou menor durabilidade.

Os cuidados que devem ser tomados com um motor novo são:

  • Usar a mistura, de gasolina e óleo 2T de 25:1 nas primeiras 30 horas.
  • Funcionar a máquina em marcha lenta até consumir um tanque de combustível para que haja um perfeito assentamento entre pistão, cilindro e anéis.
  • Procurar não acelerar no máximo enquanto estiver andando, evitando assim, altas rotações que passem de 5000 RPMs.
  • Ao iniciar o uso, procure não acelerar demais para evitar trabalhar com carga máxima.

É aconselhável trabalhar com a mistura de combustível um pouco mais rica, durante as primeiras horas de uso. Logo após, deve-se fazer uma nova regulagem do carburador.

54 comentários:

  1. QUAL é a diferença entre um walk machine cdi p/ platinadO??

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    1. bom dia
      walk machine CDI ele contem uma bobina interna (bobina de força) e o CDI
      o walk machine platinado ele contem uma bobina interna outra esterna o platinado e o condenador
      o walk machine platinado da muitos problemas
      recomendo trocar o sistema para CDI não da muitos problemas como o platinado

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  2. Cara gosto muito das suas postagens gostaria de saber se precisa de habilitação pra dirigir walk machine?

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  3. Bom dia!
    Meu walk machine esta falhando(esta meu fraco )
    quando voce acelera tudo e nao anda tudo ele anda so um pouquinho.
    Ja tentei de tudo e nao conseguir resolver.
    Por favor me ajude.

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    1. tem que levar para um mecânico especializado para fazer os reparos para o aumento da potencia

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  4. adorei este blog mas tambem tenho uma duvida o walk esta com um problema a bobina externa nao ta dando centelhas na vela. ja troquei a bobina e a vela taqmbem mas continua do mesmo jeito sem dar centelhas , embora quando coloco o multimetro prace que tem corrent quando faço oacionamento do motor sera que pode me ajudar ?

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  5. estava pensando em colocar um carbura assim:

    http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_863_4847_Carburador-modelo-Weber#comentarios

    sera que dá?

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  6. Preciso trocar o que para tirar o platinado e colocar o CDI

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  7. Pessoal tenho a peça do walk machine que puxa a cordinha para liga-lo, porém ela sempre quebra, como faço para fazer a ligação por "tranco" há alguma maneira?

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  8. Pessoal tenho a peça do walk machine que puxa a cordinha para liga-lo, porém ela sempre quebra, como faço para fazer a ligação por "tranco" há alguma maneira?

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  9. ola tenho um whak machine ,ja limpei crburador ,troquei vela , filtro de ar , gasolina o oleo 2t, mas mesmo depois de aquecido ele so esta ficando ligado com o afogador puxado. se colocar no normal a hora que acelero ele morre preciso de ajuda obrigado

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    1. O meu acontecia isso e era os retentores gastos,entrando ar.Saí nao puxa mistura suficiente.Um sinal de retentor ruim é vazamento de óleo perto do eixo do virabrequim.

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    2. sera que da pra trocar os retentores sem abrir a carcaça do motor?

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  10. Boa tarde!
    Onde posso comprar um walk machine novo?
    É para meu uso tenho 48 anos.
    Fábio.

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  11. Bom dia meu motor do Wulkmachine funciona mas a embreagem não abre lá dentro daquela peça que protege ela que pode ser me ajude grato.

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  12. Bom dia, o que preciso comprar pra mudar o walk machine de platinado para cdi?

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  13. O walk machine platinado estava funcionando normalmente quando desligou e nao pegou mais. Parece problema no platinado. Fora ter que fazer a mudança para CDI, tem alguma coisa que posso fazer pra resolver até fazer a mudança?

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  14. Bom dia!! tenho um problemão aqui o meu não funciona de jeito nenhum, limpei as velas, carburador, ela liga mas depois não funciona mais..o que serar?

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  15. Qual a medida do gicle do walk machine

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  16. alguem pode me ajudar? eu to andando com o meu patinete ai do nda ele faz um barulho estranho e para !
    o que deve ser gente ?

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  17. Boa noite, cumpri um walkimachini usado, só que o motor não tem força nenhuma, comprei uma embreagem nova, correias, rolamentos tudo, até o carburador eu comprei novo, mas ele não tem força pra andar, o que pode ser, cilindro ruim?

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    1. se era usado o que gasta eh pistao, anel e cilindro.. o carburador dura bastante. Rolamento so troca quando ta batendo muito(folga)

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  18. Boa noite vô passar o motor do walk machine platinado para cdi e possível usar a mesma Mesa original e o Magneto ?

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  19. oi tenho um walk modelo antigo, ele pega e trabalha na lenta de boa mas quando acelero o mesmo ele morre o que pode ser? mesmo depois do motor quente.

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    1. tenta regular a agulha injetora ela tem uma presilha com vários pontos de regulagem

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  20. Coloquei motor de walkmachine Millenium no quadro de uma mini moto ela não sai quando acelera chega esquenta a campana da embreagem e não atrita porque isso acontece .. Esse motor não funciona com uma correia apenas

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  21. BOM DIA A TODOS, ACABEI DE COMPRAR UM WALK, ELE JA É USADO, ESTOU PENSANDO EM COMPRAR OLEO 2T MOTUL, PQ JA USO E GOSTO MUITO DELE, QUAL A PORCENTAGEM POR LITRO?
    OUTRA COISA, O WALK LIGA, MAIS QUANDO ENCOSTO ELE NO CHÃO ELE DESLIGA, O QUE SERA ISSO?

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  22. Bom dia Unknown! Sem dúvidas o seu Walk Machine está com a embreagem travada igual o meu, deve ter gasto a embreagem ou a cordinha de partida deu problema, aí o antigo dono fez isso para poder funcionar no tranco. Espero poder ter ajudado vocês.

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  23. E aí Fábio blz. Sou do Rio Grande do Sul. Não tem ninguém bom por aqui.na walk . Eu pesquisei muito na net. E coloquei tudo eletrônico. Mas continua falhando vi tua postagem do óleo. Vou mudar para shell, mas tava seguindo com 40% mas da excesso qual a medida certa por litro do óleo shell ?

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    1. 40% é muito.... sao 50 para 1 ou seja em 1 litro 20ml, mas pode colocar 40ml

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  24. E como saber se imãs enfraqueceu.

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  25. bom dia fabio tudo bem
    me chamo jhonatan tenho um walk sou do rio grande do sul
    eu desmontei meu patinete todo fiz eu mesmo pq tenho conhecimento de mecânica pois trabalho em uma retifica.
    troquei rolamento polia do freio pastilha do freio eu só não desmontei o motor só tirei ele do quadro .
    montei ele todo ontem a noite e liguei ele funcionou andei com ele tava tudo certo mas indo para casa eu estava descendo um morro ele se desligou e nao liga mais o motor não esta trancado o motor pq gira mas nao liga vc poderia me ajudar ....

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  26. Bom dia comprei um walk machine zero veio com a regulagem da agulha na segunda aí passei para o meio ficou mais forte porém! Gordo em baixa to pensando em voltar é trocar o gicle aumentar um pouquinho será q fica bom? Qual devo colocar? Encomendei um carburador Zuma 17mm pelo Aliexpress mas vai demorar um pouco. Estou usando gasolina é motul 800 20ml por litro

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  27. Meu walk machine travo corda não consigo mais pucha já abri destranco ao deixei ligado travo corda novamente alguém tem alguma solução?

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  28. Tão galera meu esquenta não vai mais é um mileniun alguém me ajuda

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  29. Pra passar walk machine de platinado pra cdi troquei a bobina pra eletrônica e pus a bobina de cdi externa da faísca mas não pega alguém poderia me ajudar?

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    1. to com o mesmo problema, coloquei da marca meggaville. Acabei voltando para o platinado.

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  30. Bom dia.
    Meu Walk funciona super bem andando devagar e não morre na lenta.
    Quando acelero muito ele perde a força e as vezes chega a morrer.
    O que pode ser?
    Obrigado.

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    1. O meu também! Tenho um walk machine novo 42cc. Depois de 15 minutos andando ele começa a falhar mas não afoga.

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  31. boa tarde! alguem teria o manual com a relação de peças do modelo antigo?

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  32. Alguem sabe informar se carburador eh so do lado direito ou tem do lado esquerdo tambem? porque notei que se colocar o carburaador do lado direito ele fica muito baixo.

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  33. Pessoal comprei um Walk machine 2021 semana passada zero km novo, usei ele normal esse final de semana, hoje fui voltar a usar e percebi que no chão tava pingos de óleo como se fosse queimado é normal isso acontecer ?

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  34. Comprei um novo mês passado e também quando paro ele pinga óleo em baixo perto da junta da parte de baixo do motor é normal?

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